Qual a temperatura ideal da água para aulas de Hidroginástica?

Jefferson Thiago Gonela      segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Muitas pessoas reclamam da temperatura da água na academia, falando que a água deve ser quente, pensam que deve ter temperatura de banheira de hidromassagem ou de chuveiro. Você sabia que a água do chuveiro pode chegar a mais de 40ºC?

Então, qual a temperatura ideal da água da piscina?

Segundo alguns estudos a piscina deve variar a temperatura segundo a modalidade que é praticada nela. Se for uma aula de natação o ideal é uma água de 25ºC a 28ºC. Se for hidroginástica a temperatura ideal deve ser de 28ºC a 30ºC e se for para aulas de natação para bebês (menores de 2 anos de idade) ou hidroterapia (pessoas que fazem fisioterapia na água) a piscina deve ficar entre 31ºC e 32ºC.

 

 

Mas se a temperatura ideal para a aula de hidroginástica é de 28ºC a 30ºC, porque sentimos a água fria?

A temperatura do nosso corpo varia de 36ºC a 37ºC, isso depende da pessoa, então qualquer temperatura abaixo da temperatura do nosso corpo sentiremos que está fria. Qualquer temperatura acima da nossa temperatura corporal sentiremos quente. Então a água da piscina mesmo que estivesse próximo a temperatura do nosso corpo sentiríamos ela no máximo morna.

Então quando entramos na piscina temos a sensação de que a água está fria, pois está em temperatura mais baixa do que o nosso corpo. Mas temos que ter em mente que iremos entrar na piscina para nos exercitar e não para ficar parados.

Mas porque a água da piscina não pode ser mais alta?

Como fazemos exercício físico dentro da água e a água ajuda o sangue a voltar para o coração, se fizermos exercícios em água com temperatura mais alta podemos passar mal, com queda da pressão arterial. Isso porque o exercício físico causa dilatação dos vasos e com o retorno facilitado do sangue para o coração a pressão arterial pode diminuir e causar os famosos sintomas de tontura, suor frio, visão turva, sensação de desmaio, entre outros.

 

Outro problema da água muito quente é que será necessária uma maior quantidade de cloro, uma vez que o produto evapora muito rápido. Em temperaturas altas a proliferação de doenças poderia ser aumentada.

Comentários

Últimos artigos