Malhar no frio é bom? Quais os benefícios de malhar no frio? Como emagrecer treinando no frio?

Jefferson Thiago Gonela      segunda-feira, 27 de junho de 2016

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É mais fácil emagrecer no inverno. Nesse período gastamos mais energia para nos manter aquecidos. Isso se deve ao fato de o metabolismo aumentar devido a tremores, que aumentam o gasto energético, e aumento de alguns hormônios como catecolaminas e tiroxina que aumentam o metabolismo. Somente com isso o gasto calórico pode aumentar em até 10%.

Os grandes vilões do inverno são as comidas calóricas e a preguiça de se movimentar. A fome aumenta no inverno, mas muitas vezes achamos que a fome é muito maior somente por estar frio, o que não é verdade, o tédio de ficar preso em locais fechados pode nos dar a sensação de fome, mas uma fome emocional, uma fome que é regulada pela ansiedade da falta de movimento e isso nos leva a comer mais.

Apesar das dietas hipercalóricas ser as vilãs do inverno podemos facilmente contorna-las. Inserindo caldos na dieta, que além de menos calóricos ainda aquecem. Tomando chás que além de aquecer ainda pode acelerar o metabolismo, podem aumentar o metabolismo como o chá de gengibre, de canela e chá verde.

Muitas pessoas também deixam de comer saladas por associar com o calor e a salada geralmente é fria, uma dica é substituir as saladas por legumes cozidos, que além de baixa caloria ainda é fonte de fibras.

Agora que vimos que o metabolismo aumenta e quais são os maiores vilões vemos também que pelo corpo gastar mais energia no frio é mais fácil emagrecer. Lógico que temos que dar uma forcinha. Devemos manter nosso hábito de atividade física ou inseri-lo se não tivermos esse hábito. Já que gastamos mais energia em repouso o exercício físico vai potencializar a perda de peso.

Outros benefícios da atividade física é que ela aquece seu corpo, assim você sente menos frio. O exercício físico também diminui aquela ansiedade de ficar parado e casa e reduz a vontade de comer. Com o exercício físico há aumento da temperatura corporal, com ocorre aumento da temperatura do hipotálamo e sentimos menos fome.

No inverno também temos maior risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Isso acontece pelo aumento da pressão arterial e o exercício físico tem poder de diminuir a pressão arterial, seja o exercício aeróbico ou resistido.

No caso do emagrecimento estudos revelam que a associação de exercícios e dieta são a melhor formula para emagrecer, no entanto, a inatividade física é o maior fator para a obesidade, ou você nunca viu alguém que reduz ao máximo a alimentação e mesmo assim engorda?

 

Qual o melhor tipo de atividade para emagrecer? A resposta é simples, a que você preferir. Exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, natação etc) geralmente são os preferidos, mas existem pessoas que não gostam dessas modalidades. Os exercícios resistidos (musculação) também são ótimos para o emagrecimento, no entanto, deve-se ficar atento pois emagrecimento não necessariamente está relacionada a perda de peso na balança. Emagrecimento está relacionado a perda de gordura e quem treina musculação pode até ganhar peso e emagrecer ao mesmo tempo. E como isso acontece? Isso ocorre, pois, a musculação pode aumentar a quantidade de músculo corporal ao mesmo tempo que reduz a gordura. Isso leva a substituição do peso, mas a pessoa reduz o percentual de gordura e fica mais saudável. Além disso, o aumento da massa muscular aumenta o gasto energético diário.

O inverno é uma ótima época para emagrecer. Coloque os exercícios em sua rotina e drible os sabotadores do emagrecimento no inverno, fazendo substituições simples em sua alimentação.

 

Movimente-se

 

AUSER, C.; BENETTI, M.; REBELO, F.P.V. ESTRATÉGIAS PARA O EMAGRECIMENTO. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Hum, v.6, nº1, p. 72-81, 2004.

http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=os-beneficios-do-cha-verde

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