Hipertensão Arterial: o que é e qual o tratamento da hipertensão arterial?

Jefferson Thiago Gonela      sexta-feira, 10 de junho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

A hipertensão arterial é uma doença que afeta o sistema cardiovascular. Essa doença tem a característica de elevar a pressão dentro das artérias a níveis acima de 140/90 mmHg. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura, só controle.

Outro problema da hipertensão arterial é que pode trazer prejuízos para os vasos, causando lesões e predispondo a aterosclerose (placa de gordura na parede das artérias), pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao infarto. Traz prejuízo para outros sistemas como exemplo para os rins, prejudicando a filtração e até sua paralização. Nos olhos, pode causar retinopatia e levar a cegueira.

Além disso, é uma doença democrática, atinge homens e mulheres, ricos e pobres, brancos e negros, jovens e idosos. Acredita-se que aproximadamente 25% das pessoas sejam hipertensas, ou seja, a cada 4 pessoas 1 é hipertensa. O grande problema é que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, geralmente não traz grandes sintomas e as pessoas se adaptam a ela e demoram muito tempo para descobrir.

Quanto ao tratamento da hipertensão arterial é baseado em 3 pilares sendo alimentação saudável, atividade física e quando necessária medicação anti-hipertensiva. O que acontece é que as pessoas tomam o medicamento, as vezes até fazem uma dieta, mas raramente realizam atividade física.

Durante muito tempo acreditou-se que somente atividades aeróbicas melhoravam a pressão arterial. Um estudo realizado com mulheres hipertensas que realizaram caminhada com intensidade de 40-60% do VO2máx reduziu a pressão arterial sistólica em 8 mmHg e 3 mmHg de pressão arterial diastólica. Outro estudo mostrou que a pressão arterial de pessoas com diabetes mellitus que realizaram treinamento de musculação, reduziu, em repouso, 7 mmHg da pressão arterial sistólica e 4 mmHg da pressão arterial diastólica, o mesmo estudo verificou que em exercício a redução chegou a 10 mmHg de pressão arterial sistólica e 7 mmHg de pressão arterial diastólica.

Como vemos o importante é sempre se exercitar e ter sempre em mente que devemos nos movimentar. Não importa a modalidade que gostamos, o que importa é realizarmos algum tipo de atividade física.

 

MOVIMENTE-SE isso é o que importa.

 

 

 

 

10 Mandamentos contra a pressão alta segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão

 

1 - Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2 - Pratique atividades físicas todos os dias.

3 - Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4 - Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5 - Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6 - Abandone o cigarro.

7 - Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8 - Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9 - Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10 - Ame e seja amado.

 

REFERÊNCIAS

GONELA, J.T. Treinamento com pesos e cargas progressivas em idosos com diabetes mellitus tipo 2. Tese de Doutorado, USP, 2014.

MONTEIRO, H.L.; ROLIN, L.M.C.SQUINCA, D.A. et al. Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos, v.13, n.2, p,107-12, 2007.

Sociedade Brasileira de Hipertensão. O que é hipertensão. Acesso em 24/05/2016 http://www.sbh.org.br/geral/oque-e-hipertensao.asp 

Comentários

Últimos artigos