Doenças cardiovasculares: fatores de risco e tratamento.

Jefferson Thiago Gonela      sexta-feira, 10 de junho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 308 mil pessoas morrem por ano por esse motivo e as principais causa são infarto e acidente vascular cerebral.

Você sabia que os homens são quem mais morrem com doenças cardiovasculares?

Segundo o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) 60% das vítimas são homens com idade média de 56 anos. O Brasil é o 10º país com maior índice de morte prematura por causa de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas.

Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol alto, consumo excessivo de álcool, tabagismo, idade e genética. Podemos incluir também o sedentarismo e a má alimentação como fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

 

Com exceção da genética e idade os outros fatores de risco são modificáveis. Você sabe o tratamento para todas as doenças (obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, colesterol alto) relacionadas às doenças cardiovasculares?

Todas essas doenças tem o mesmo tratamento que é a mudança do estilo de vida. Destaca-se que a atividade física e a alimentação saudável juntamente com o medicamento fazem parte do tripé do tratamento das doenças crônicas. Mas fique alerta o uso de medicamento deve ocorrer somente quando necessário, os primeiros tratamentos devem ser a atividade física e alimentação saudável.

Vamos prevenir as doenças cardiovasculares nos exercitando e alimentando melhor.

O melhor remédio é a prevenção! Movimente-se!

 

Referências

http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/doencas-cardiovasculares-causam-quase-30-das-mortes-no-pais 

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv91110.pdf 

 

Comentários

Últimos artigos